Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Template

Powered by Blogger

Indicador

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Programa Remédio em Casa faz cinco anos

Por Dalton Assis
Mural Brasil

Criado em 2002 pelo Ministério da Saúde e implantado na cidade de São Paulo em julho de 2005 pela Secretaria Municipal da Saúde, o programa Remédio em Casa já beneficiou 250mil portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão., atendidos nas mais de 446 Unidades Básicas de Saúde (UBS).


O principal objetivo do programa é incentivar os pacientes a manterem suas doenças controladas e em constante acompanhamento médico.

Um enfermeiro e um auxiliar vão às casas destas famílias, fazem um levantamento dos hipertensos e diabéticos e os encaminham para as UBS mais próximas de suas residências.

Nas unidades de saúde, o médico responsável pelo atendimento faz a triagem destes pacientes conforme suas enfermidades e os cadastra no sistema. Com isso, eles já recebem a primeira dosagem na própria farmácia da UBS.

Esta é uma forma para que os pacientes não fiquem sem medicação no processo de inclusão, que leva de 10 a 15 dias.        
A partir daí, eles recebem em suas casas pelo correio a quantidade de medicamento suficiente para 90 dias. Dessa forma, os pacientes retornam a cada três meses às unidades de saúde para novas consultas e acompanhamentos de suas doenças. Melhorando, assim, o fluxo de atendimento e diminuindo a longa espera na fila.

Como é o caso de Lavínia Silvia, residente no bairro do Jardim Lídia, (zona sul de São Paulo) ela é hipertensa e utiliza o (Programa Remédio em Casa) a 5 messes. “É um ótimo programa, recebo todos meus medicamentos no dia certo e nunca fico sem. Além disso, eu economizo uma grana, e recebo eles na minha casa” relata, contente.


   A Cidade de São Paulo conta atualmente com 446 Unidades Básicas de Saúde (UBS) divididas em 5 regiões. Centro-Oeste, Sudeste, Norte, Leste e Sul.


Na zona sul, sob a Coordenadoria do Campo Limpo, está localizada a UBS do Jardim Lídia.

                                                    

Para ler esta e outras matérias acessem

1 comentários:

Anônimo disse...

Tenho muito orgulho de ser a farmacêutica responsável pela dispensação deste kit. É um programa que só traz benefícios à população, e é feito por profissionais eficientes e dedicados.

Fernanda Amorim

Postar um comentário